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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

GURU RINPOCHE - COMENTARIO DO MANTRA


http://sobrebudismo.com.br/o-comentario-silaba-a-silaba-que-explica-os-beneficios-do-mantra-do-guru-vajra/

O comentário sílaba a sílaba que explica os benefícios do Mantra do Guru Vajra

O texto a seguir é do grande Tertön Karma Lingpa (Séc. XIV).



O Mantra do Guru Vajra é o mantra associado a Guru Rinpoche, também conhecido como

Padmasambhava. Esta é a primeira versão da tradução de um tesouro que explica o Mantra
do Guru Vajra. Foi originalmente ocultado durante o tempo de Padmasambhava no Tibete e
posteriormente redescoberto por Karma Lingpa (século 14) que o retirou de seu esconderijo
e fez uma cópia em resmas de ouro. Ele é conhecido simplesmente como “O comentário
sílaba a sílaba que explica os benefícios do Mantra do Guru Vajra”. Começa com uma
invocação e segue para um diálogo entre Yeshe Tsogyal, a consorte espiritual de
Padmasambhava, e o próprio Padmasambhava.
E assim, Yeshe Tsogyal começa:
Eu, a mulher Yeshe Tsogyal, tendo oferecido amplamente a mandala interna e externa, tenho
o seguinte pedido. Oh grande mestre, Pema Junge, você tem sido extremamente bondoso
conosco, o povo tibetano, deixando para nós um legado que irá nos beneficiar agora e em
vidas futuras. Sua bondade é tão grandiosa como nunca havíamos experimentado antes,
nem tampouco experimentaremos no futuro. Assim sendo, agora, mesmo sendo eu uma
pessoa humilde, não tenho dúvida de que atingirei a iluminação.
No futuro, os seres sencientes serão capazes de manter o foco de sua atenção por períodos
muito curtos de tempo e uma quantidade enorme de coisas irão confundir e ocupar suas
mentes. Seus temperamentos serão brutos e difíceis de domar. Desenvolverão muitas visões
errôneas com relação ao Darma sagrado. Em particular, haverá um tempo em que as
pessoas se separarão dos ensinamentos do mantra secreto dos níveis insuperáveis de
tantra. Nessa época, todos os seres sencientes sofrerão muito com doenças, guerras, e fome.
Por causa da disseminação destas três calamidades, em particular, China, Tibete e Mongólia
vivenciarão uma crise semelhante a um formigueiro sendo destruído, e virá o tempo em que
o povo do Tibete sofrerá muito. Apesar de você ter falado longamente sobre muitos meios
hábeis para salvar o que for possível nessa situação, os seres sencientes no futuro não terão
tempo para praticar. Mesmo que tenham alguma leve inclinação para a prática, eles
encontrarão muitos obstáculos. Os seres sencientes vivenciarão uma intensa desarmonia.
Eles não serão capazes de conviver bem ou de chegar a qualquer tipo de acordo, e em
consequência disto, seus comportamentos se tornarão impuros. Momentos ruins como
estes serão muito difíceis de serem evitados. Sendo esse o caso, que tipo de benefícios e
vantagens haveria para esses seres no futuro se sua prática for baseada unicamente na
recitação do Mantra do Guru Vajra? Peço-lhe que nos ensine para benefício dos indivíduos
no futuro que não serão capazes de perceber isso e, portanto, precisarão de explicações.
Então, o grande Mestre, Pema Jungne respondeu:
Oh fiel senhora, o que disse é muito verdadeiro. No futuro, esses tempos virão em que os
seres sencientes, tanto no sentido provisório quanto a longo prazo, poderão definitivamente
se beneficiar do Mantra do Guru Vajra. Já que as instruções espirituais e os métodos de
prática que ofereço são imensuráveis, tenho escondido um grande número de ensinamentos
sob a forma de tesouros na água, nas rochas, no céu e assim por diante. Nestes tempos
ruins, até mesmo indivíduos com carma afortunado acharão difícil encontrar esses
ensinamentos. Será difícil reunir as circunstâncias necessárias para que esses ensinamentos
possam ser revelados. Este é um sinal de que o mérito coletivo dos seres está em declínio.
No entanto, em tais ocasiões, se este mantra essencial, o Mantra do Guru Vajra, for repetido
tanto quanto for possível, cem vezes, mil vezes, dez mil vezes, cem mil vezes, um milhão, dez
milhões, cem milhões de vezes e assim por diante, se for repetido em lugares santos, em
templos, ao lado de grandes rios, em áreas onde deuses e demônios forem abundantes, se
ele for recitado nesses lugares por praticantes tântricos com samaya puro, por pessoas com
ordenação monástica que mantêm seus votos de forma pura, por homens e mulheres que
possuem fé nos ensinamentos, se fizerem surgir bodicita amplamente e recitarem este
mantra, então os benefícios, vantagens e energia de tal prática serão verdadeiramente
inconcebíveis. Afastará todas as forças negativas da doença, fome, conflitos, más colheitas e
de todos os maus presságios e indicações em todos os países do mundo, de tal forma que a
chuva cairá em tempo hábil para as culturas de modo que sempre haverá uma oferta
abundante de água para a agricultura e para a vida humana e animal, e todas as regiões e
áreas experimentarão prosperidade e condições auspiciosas.
Nesta vida, em vidas futuras e no estado intermediário entre morte e renascimento, estes
indivíduos que praticam desta forma encontrarão comigo de novo e de novo. Os melhores
desses indivíduos me encontrarão durante a vigília. Aqueles de grau mediano de realização
me encontrarão de novo e de novo em seus sonhos. Aos poucos, aperfeiçoando os
diferentes caminhos e níveis de sua prática, atingirão o grau dos detentores masculinos e
femininos da consciência intrínseca na minha terra pura no continente Ngayab. Não tenho
nenhuma dúvida disso.
Se este mantra for recitado uma centena de vezes por dia, apenas uma centena de vezes por
dia, sem interrupção, a pessoa se tornará atraente para os outros e sem esforço obterá
alimentos, riqueza e o que for necessário à vida.
Se for recitado mil ou dez mil vezes diariamente, a pessoa será capaz de literalmente
dominar os outros com seu brilho, no sentido de tornar-se muito carismático e influente,
terá um impacto positivo sobre os outros, e ganhará força ilimitada de bênçãos e poder
espiritual.
Se for repetido cem mil ou um milhão de vezes regularmente, a pessoa se tornará capaz de
realizar imenso e grandioso benefício para os seres, exatamente como desejar.
Se o mantra for recitado três ou sete milhões de vezes, a pessoa nunca estará separada dos
budas dos três tempos e se tornará inseparável de mim. Todos os deuses e demônios da
existência o atenderão e oferecerão seus louvores.
Nos casos mais excelentes, as pessoas atingirão o corpo do arco-íris e o nível final de
realização nesta vida. Em um nível mais mediano, no momento da morte, a clara luz mãe e a
clara luz filha se encontrarão. No mínimo, as pessoas verão minha face no bardo e todas as
aparições do bardo se liberarão em sua própria base, de tal forma que esses indivíduos
renascerão no continente Ngayab e a partir daí, serão capazes de realizar uma quantidade
incomensurável de benefícios para os seres. Assim, o Guru respondeu a Yeshe Tsogyal.
Ela respondeu dizendo:
Oh grande mestre, é extremamente bondoso de sua parte ter falado desses benefícios
vastos e imensuráveis da energia espiritual deste mantra. Para os seres sencientes no futuro,
no entanto, uma explicação detalhada seria um benefício enorme, e por isso gostaria de
pedir-lhe para falar de forma breve sobre as diferentes sílabas deste mantra.
Para o quê o grande mestre respondeu:
Ó filha de boa família, o Mantra do Guru Vajra não é apenas o meu mantra essencial e único.
É a própria essência ou força vital de todas as deidades das quatro classes de tantra, de
todos os nove yanas, e de todas as 84 mil coleções de ensinamentos. A essência de todos os
budas dos três tempos, todos os gurus, yidams, dakas, e dakinis, protetores do Darma, etc, a
essência de tudo isso está contido e se completa neste mantra. Como isso funciona, você
poderia perguntar? Qual é a razão para tudo isso se completar com esse mantra? Ouça bem
e mantenha isso em mente. Leia de novo e de novo. Escreva-o para benefício dos seres
sencientes, e ensine-o ou demonstre-o aos seres no futuro.
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG são a essência sublime dos princípios de corpo, fala e mente iluminados
VAJRA é a essência sublime da família indestrutível
GURU é a essência sublime da família jóia
PEMA é a essência sublime da família lótus
SIDDHI é a essência sublime da família atividade
HUNG é a essência sublime da família transcendente
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM é o esplendor perfeito e riqueza de sambhoghakaya
AH é a total perfeição imutável do Dharmakaya, o corpo manifesto de realidade absoluta
HUNG leva à perfeição a presença de Guru Padmasambhava como o Nirmanakaya, o corpo
de emanação manifesto
VAJRA leva à perfeição todas as divindades Heruka das mandalas
GURU refere-se aos gurus raiz e transmissão e os detentores da consciência intrínseca
PEMA leva à perfeição o conjunto de dakas e dakinis
SIDDHI é a força vital de todas as deidades da riqueza e os guardiões dos ensinamentos
tesouro
HUNG é a força vital dos dharmapalas, as deidades protetoras
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG são a força vital das três classes de tantra
VAJRA é a força vital da disciplina monástica e da classe de ensinamentos do sutra
GURU é a força vital do abhidharma e Kriya Yoga (ação), o primeiro nível do tantra
PEMA é a força vital do yoga charya (conduta), a segunda classe do tantra e yoga tantra
(união), a terceira classe do tantra
SIDDHI é a força vital das classes de ensinamentos Mahayoga e anuyoga
HUNG é a força vital do atiyoga, a Grande Natural Perfeição (Dzogchen)
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG purifica os obscurecimentos decorrentes dos três venenos mentais: desejo /
apego, aversão e ignorância
VAJRA purifica os obscurecimentos que decorrem da raiva
GURU purifica os obscurecimentos que resultam de orgulho
PEMA purifica os obscurecimentos que decorrem do desejo / apego
SIDDHI purifica os obscurecimentos que resultam da inveja / ciúme
HUNG de um modo geral purifica os obscurecimentos que decorrem de todas as aflições
emocionais
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
Por meio de OM AH HUNG atinge-se os três kayas
Por meio de VAJRA realiza-se a consciência prístina semelhante ao espelho
Por meio de GURU realiza-se a consciência prístina da igualdade
Por meio de PEMA realiza-se a consciência prístina do discernimento
Por meio de SIDDHI realiza-se a consciência prístina que tudo completa
Por meio de HUNG realiza-se a consciência prístina do espaço básico
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
Através de OM AH HUNG, deuses, demônios e seres humanos são subjugados
Através de VAJRA obtem-se poder sobre forças malévolas de certos deuses e demônios
Através de GURU obtem-se controle sobre as forças malévolas do Senhor da Morte e dos
demônios canibais
Através de PEMA obtem-se controle sobre as influências maléficas dos elementos água e
vento
Através de SIDDHI obtem-se o controle sobre as influências maléficas de forças nãohumanas
e espíritos que trazem danos e exercem controle negativo sobre a vida
Através de HUNG obtem-se controle sobre as influências malévolas de configurações
planetárias e espíritos da terra
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG realiza as seis virtudes espirituais
VAJRA realiza a atividade de pacificação
GURU realiza a atividade de enriquecimento
PEMA realiza a atividade de magnetização
SIDDHI realiza a atividade iluminada em geral
HUNG realiza a atividade iluminada irada
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG evita todas as pragas e maldições
VAJRA evita as consequências negativas de quebra do samaya com as deidades da
consciência prístina
GURU afasta as influências negativas das oito classes de deuses e demônios no samsara
PEMA afasta as influências negativas de nagas e espíritos da terra
HUNG afasta as influências negativas de deuses, demônios, seres humanos e deuses
samsáricos

OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG derrota o exército dos cinco venenos mentais
VAJRA derrota a raiva
GURU derrota o orgulho
PEMA derrota o desejo / apego
SIDDHI derrota a inveja / ciúme
HUNG derrota os exércitos de deuses, demônios e seres humanos
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG confere as realizações espirituais ou siddhis
VAJRA confere os siddhis de deidades pacíficas e iradas
GURU confere os siddhis dos detentores da consciência primordial e dos gurus de linhagem
PEMA confere os siddhis dos dakas, dakinis e protetores do Dharma
SIDDHI confere os siddhis mundano e supremo
HUNG confere o siddhi de realizar o que quer que se queira
OM AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG
OM AH HUNG transfere a consciência para os reinos puros de experiência
VAJRA transfere a consciência para a terra pura leste da Alegria Manifesta
GURU transfere a consciência para terra pura sul da Glória e Esplendor
PEMA transfere a consciência para a terra pura ocidental da Grande Bem-Aventurança
SIDDHI transfere a consciência para a terra pura norte da Atividade Excelente
HUNG transfere a consciência para a terra pura central da Firmeza Inabalável
Se uma forma física puder demonstrar o benefício de até mesmo uma única recitação de OM
AH HUNG VAJRA GURU PEMA SIDDHI HUNG, a terra inteira não seria suficiente para conter
tal mérito. Todos os seres sencientes que virem, ouvirem ou lembrarem deste mantra se
elevarão definitivamente ao nível dos detentores masculinos e femininos da consciência
primordial. Caso estas palavras sobre o verdadeiro Mantra do Guru Vajra não façam com
que os seres sencientes realizem o que desejam realizar tal como prometi, então eu, Pema
Jungne, terei de fato enganado os seres sencientes. Mas eu não os enganarei, por isso devem
praticar de acordo com as minhas instruções.
Mesmo que não seja capaz de recitar o mantra por qualquer motivo, você deve colocá-lo no
topo de uma bandeira, para que seja tocado pelo vento. Então quando o vento tocar os seres
sencientes, estes serão sem dúvida libertados. Você poderá também inscrevê-lo em argila ou
esculpir em pedra. Isto protegerá o caminho em que essas sílabas forem colocadas e
protegerão essa região dos efeitos maléficos. Você também poderá escrever este mantra em
tinta dourada sobre papel azul escuro e usá-lo como um amuleto. Quando você morrer, se
este amuleto for queimado com o seu cadáver, o arco-íris será visto e sua consciência será
transferida para o reino da Suprema Felicidade. Os benefícios de escrever, ler ou recitar este
mantra desafiam qualquer medida precisa e desafiam qualquer padrão de mensuração que
possa ser aplicado. Tendo estabelecido isto para o benefício dos seres no futuro, esconderei
este tesouro. Que ele possa ser encontrado no futuro por um filho meu que tenha bom
carma.
Samaya. Selo. Selo. Selo.

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